Você sabe a diferença entre MODEM, HUB, SWITCH e ROTEADOR?

Você sabe a diferença entre MODEM, HUB, SWITCH e ROTEADOR?

MODEM

O modem é um dispositivo que converte sinal analógico em sinal digital, e vice-versa. O nome vem da combinação das palavras, em inglês, MODulator ( modulador) e DEModulator ( demodulador).

No caso da fibra óptica, por exemplo, o modem é um dispositivo chamado ONU (Optical Network Unit), que recebe o cabo de fibra que vem da rua, o qual converte o sinal óptico em elétrico, para permitir a comunicação.

Modem ONU ( Utilizado para instalaões de fibra óptica)

HUB

O hub é o mais básico dos dispositivos que veremos aqui. A função dele é interconectar os computadores de uma rede local (LAN) baseada em cabos.
Quando ele recebe dados de um computador, simplesmente retransmite essa informação para todos os demais equipamentos que fazem parte da rede. Um hub pode ter várias portas (8, 16, 24 e 32 …). A quantidade de portas varia conforme o fabricante.

O problema é que os hubs são muito limitados para os padrões atuais. Não é possível usá-los para conectar a LAN à internet, por exemplo. Por isso, eles caíram em desuso.

Hub TP-Link ( Cinco portas LAN)

SWITCH

O switch basicamente é um hub mais sofisticado. Esse equipamento também interconecta computadores em uma rede, mas cria canais de comunicação, do tipo “origem e destino”, dentro dela.

Isso significa que todos os dados que saem do dispositivo de origem são entregues pelo switch ao dispositivo de destino, sem que essas informações sejam transmitidas para todas as pessoas conectadas à rede.

Switch Huawei ( 24 portas )

ROTEADOR

O papel mais básico do roteador é receber e direcionar pacotes de dados, dentro ou para fora de uma rede. Esse equipamento é mais avançado do que um switch. Além de executar as funções do switch, os roteadores têm como diferencial a capacidade de determinar qual a melhor rota para um pacote de dados chegar ao seu destino.

Roteadores podem ter diferentes quantidades de portas e trabalhar em conjunto com switches. Um roteador sempre traz recursos complementares, como ferramentas para firewall, DHCP e DNS.

CCR Mikrotik

ROTEADOR Wi-Fi

Dentre os roteadores, encontra-se o roteador Wi-Fi, o qual, provavelmente, você já deve ter visto. Ele fica conectado ao modem e redireciona um pacote da origem para o destino (podendo o destino ser um computador na mesma rede ou a internet), através de um cabo conectado em uma de suas portas LAN ou via Wireless.

Roteador Wi-Fi TP-LINK C5
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Fechar Menu